O Cristo Redentor e suas maravilhas espalhadas pelo mundo

Sem dúvida o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa! Praias, trilhas, parques, sol, isso tudo faz com que seja uma das cidades mais procuradas por turistas. Visitar o Rio de Janeiro sem passar pelo Cristo Redentor, é como se estivesse faltando algo. O Cristo é localizado no Morro do Corcovado e do alto você consegue ver uma das 7 maravilhas do mundo.

Vamos voltar há anos atrás para entender como surgiu a ideia de ter uma estátua que equivale a 13 andares e representa a imagem de Jesus Cristo com os braços abertos.

Tudo começou em 1859, o Padre Maria sugeriu à princesa Isabel que se criasse um símbolo religioso no topo do nosso Corcovado, mas o projeto ficou mesmo no papel. Anos depois, já no século seguinte, os católicos voltaram a tentar  construir a obra, mas não foi à frente. Em 1912, o Cardeal Dom Joaquim voltou com o projeto, querendo mostrar que a igreja tinha força e que valeria a pena todo o esforço, mas nada adiantou,  foi preciso que em 1922 fosse feito um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitando ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse construída.

Epitácio então abraçou a idéia e cedeu o topo do Morro do Corcovado para realizar a obra, e finalmente em 12 de outubro de 1931 foi inaugurada a tão sonhada estátua. O Cristo foi todo construído no Brasil, menos a cabeça e as mãos, que foram moldadas em Paris, na França. O corpo de Cristo foi feito de pedra sabão, que foi cortada em milhares de triângulos. O monumento, localizado a 710 metros do nível do mar, pode ser visto de vários pontos do município, sempre de braços abertos para todos.

Se você nunca foi, vale a pena ir e sentir toda essa emoção, como sentiu o próprio Papa João Paulo segundo dizendo a famosa frase: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”. O valor para visitar o Cristo é de 163,68 por pessoa. O ideal é comprar pelo site e evitar filas na hora da subida. Hoje em dia, além de visitar, existe a possibilidade de marcar missas, batizados e até mesmo reuniões pequenas.

Agora, aposto que você não sabia que existem várias réplicas da estátua do Cristo Redentor espelhadas pelo Brasil e pelo mundo. Vamos saber um pouco sobre elas?! Sobral (CE): Inaugurado em maio de 1938 por iniciativa da diocese local, o Cristo Redentor de Sobral, com seus 28 metros de altura, tem uma vista lindíssima da serra de Mernoca.

Francisco Beltrão (PR): Desde 1961, o chamado morro do Calvário é rota de peregrinação de fiéis, pois no local foi construída uma gruta e uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Cajazeiras (PB): Imagem inaugurada e abençoada em 1939.

Taubaté (SP): Um dos principais pontos turísticos da cidade, a imagem do Cristo Redentor, de 23 metros de altura , fica em uma colina com vista para parte do Vale do ParaíbaCristo Redentor | Riotur.Rio.

Poços de Caldas (Mg): Localizado no alto da serra de São Domingos, a imagem possui 30 metros de altura e pode ser vista por todos que estão no centro de Poços de Caldas.

Currais Novos (RN): A imagem é uma facsimile do Cristo Redentor, localizado na praça Cristo Rei e toda feita em Granito.

Balneário Camboriú (SC): Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, a imagem “Cristo luz” tem 33 metros de altura e atrai milhares de turistas durante todo o ano. E um detalhe, o braço esquerdo da estátua possui uma diferença do Cristo Redentor do Rio, pois o braço esquerdo da estátua não está aberto, mas sim segurando um holofote que simboliza o sol.

Colatina (ES): O Cristo de Colatina tem apenas  2,5 metros a menos que a imagem do Rio de Janeiro.

Águas de Lindóia (SP): Localizado no alto do Morro do Cruzeiro do Cristo Redentor de Lindóia é possível ver toda a cidade.

Encantado (RS): Essa imagem ainda não foi inaugurada, mas já gerou polêmica, pois pretende ser maior que o Cristo Redentor do Rio.

Itaperuna (RJ): É a segunda maior imagem do estado do Rio de Janeiro, com 20 metros de altura.

Cristo Rei (México): Localizado na Colina de Cubilete, a imagem de 20 metros, apresenta um Cristo com os braços abertos e de pé sobre uma cúpula, que representa a terra.

Cristo Branco (Peru): Doada pela Colônia palestina em Cuzco, o Cristo tem 8 metros de altura, construída em granito e mármore.

Cristo de Concórdia (Bolívia): Considerada a segunda maior estátua de Jesus no mundo, a imagem tem 40 metros ao total.

Cristo Rei (Polônia): Esta imagem ostenta o título de maior do mundo dedicada a Jesus Cristo e se diferencia da versão carioca por ter uma coroa dourada.

Cristo Rei (Colômbia): A imagem tem 41 metros, e no percurso para se chegar ao monumento os visitantes podem admirar obras esculpidas em concreto e argila que retratam a vida de Cristo.

Cristo Rei (Portugal): O Cardeal ficou tão admirado com o Cristo Redentor que decidiu construir um parecido em seu país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.