Três Poderes do Sistema Político Brasileiro

O Sistema brasileiro é dividido em três poderes - Foto Divulgação Google

O Sistema brasileiro é dividido em três poderes - Foto Divulgação Google

Por Débora Damasceno
O Sistema político brasileiro é dividido em três poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Montesquieu foi o pensador Francês que desenvolveu esse sistema que fiscaliza um ao outro de forma a se regularem e equilibrarem baseados na constituição do país. Desde 1889 o Brasil segue a forma de governo republicano e é regido pelo sistema presidencialista.

O Poder Executivo é composto pelo Presidente da República na esfera federal, Governador na esfera estadual e Prefeito no âmbito municipal. Eles são responsáveis em atender as demandas do povo ouvindo as necessidades e pedidos, tomando decisões em prol do bem comum tanto nas áreas de saúde, segurança, educação entre outras, segundo a constituição estipula.
O Poder Judiciário é formado por juízes, desembargadores e o Supremo Tribunal Federal. Eles são os guardiões e os responsáveis pelo cumprimento das leis e da constituição dentro do país, averiguando e fiscalizando se outros órgãos estão executando ações inconstitucionais.
O Poder Legislativo é composto pelo Congresso Nacional com os Senadores e Deputados Federais. Na Esfera estadual a Assembleia Legislativa onde atuam os Deputados Estaduais e nos municípios as Câmaras Municipais com os Vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.