Portela divulga enredo para carnaval 2023

FOTO: Divulgação

Azul e branco de Madureira irá enaltecer os 100 anos de história

O enredo que a Portela vai levar para à Avenida no Carnaval 2023, ano em que comemora 100 anos de existência, foi divulgado na última quarta-feira, 29. O tema desenvolvido pela dupla de carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage será “O azul que vem do Infinito”. Na mesma ocasião, foi apresentado pela azul e branco de Madureira um vídeo sobre o lançamento da sinopse, que conta com as participações de portelenses ilustres.

O vídeo, publicado nas redes sociais pela agremiação, tem cerca de dez minutos e contém imagens que contam a longa trajetória da escola, desde a fundação em 1923, passando por episódios emblemáticos, pelos vinte e dois títulos ganhos, até chegar ao centenário. Nomes como Tia Surica, Lucinha Nobre, Paulinho da Viola e Mauro Diniz ilustram o vídeo com suas participações, ao som de inesquecíveis sambas-enredo da azul e branco.

Para os portelenses já era esperado que esse enredo fosse escolhido pela escola para o carnaval 2023. Já que é o ano do centenário, nada mais justo fazer uma homenagem a ela mesma. O que causa grande expectativa ao público é o modo como a história será narrada pela ótica da própria escola.

Entretanto, o presidente da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, Fábio Pavão, relata como foi a escolha desse recorte: “O enredo é contado a partir do olhar de cinco personagens, que, em seus períodos de vida e protagonismo na Portela e no carnaval, contemplam toda a história da nossa escola. Cada um no seu tempo. A História da Portela é a saga de gerações que se sucedem no tempo. Só assim chegamos aos cem anos”.

O enredo que a Portela promete levar para Marquês de Sapucaí em 2023 será regado de sentimentos saudosistas e contado a partir da perspectiva do olhar de cinco baluartes que construíram a história da agremiação ao longo do tempo: Paulo da Portela, Tia Dodô, a primeira porta-bandeira, Natal da Portela, Davi Corrêa e Mestre Monarco.

“Acho muito interessante participar com a nossa arte de um projeto dessa magnitude Portela 100 anos. Uma passagem de grandes bambas do samba que fazem parte da cultura do nosso país. Nos sentimos muito honrados. Parabéns Portela!”, desabafa o carnavalesco Renato Lage, que vai dividir o comando desta empreitada junto com Márcia Lage, sua parceira de longa data.

No último carnaval, a Portela levou para a avenida o enredo sobre “Igi Osè Baobá”, que narrava a história das grandes árvores sagradas e milenares oriundas da África, os baobás. A agremiação teve 269,2 pontos e ficou em quinto lugar no Grupo Especial do Carnaval carioca.

 

 

2 thoughts on “Portela divulga enredo para carnaval 2023

  1. Estou muito feliz, em poder participar diretamente dessa maravilha. Portela e minha agremiação é uma de minhas paixões. E estar na avenida ajudando contar os 100 anos de minha Portela será um privilégio.

  2. Estou muito feliz, em poder participar diretamente dessa maravilha. É minha agremiação é uma de minhas paixões. E estar na avenida ajudando contar os 100 anos de minha Portela será um privilégio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.