Que o Rio de Janeiro é a cidade mais turística do país todo mundo e não é de hoje que muitas pessoas vêm aqui para ver o pôr do sol no arpoador, visitar o jardim botânico, conhecer o cristo redentor, andar de bondinho em Santa Teresa, ou até mesmo dar um volta na lagoa Rodrigo de Freitas, mas você sabia que no rio também conta com vários passeios culturais para você aproveitar com toda família !?  Então pega essas dicas de passeios cariocas.

O primeiro  passeio imperdível é o centro cultural banco do brasil (ccbb rj),o prédio do centro cultural está situado na rua primeiro de março e o centro cultural teve sua fundação em 1880, materializando assim o projeto do arquitetônico Francisco Joaquim Béthencourt da Silva arquiteto, professor e educador brasileiro e fundador da sociedade propagadora das belas-artes    

segundo pesquisa publicada pelo site  “o jornal de arte”  em abril de 2014, o ccbb rj foi considerado o 21º museu de arte mais visitado do mundo,    algumas das exposições que apresentadas atualmente no museu são;

 

“Os gêmeos: nosso segredo”

 A arte de Gustavo e Otávio Pandolfo faz parte do nosso dia a dia. ela pode estar num muro da rua, na pintura de um avião, na lateral de um prédio de uma cidade qualquer do mundo ou dentro de um museu.  

 “Oceanográfica” 

Mostra com imagens no universo da oceanografia e do litoral brasileiro. 

“ Fil espinho da arraia e curupira” 

Exposição de ilustrações do escritor e ilustrador brasiliense Roger Mello.

 O museu de arte do rio conhecido com MAR foi inaugurado em 1 de março de 2013, mantido em parceria dos órgãos públicos da cidade com a iniciativa privada e está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. O centro histórico ocupa dois edifícios na Praça Mauá, entre o centro e a zona portuária e tem todo o plano arquitetônico organizado pela Jacobsen arquitetura. 

Sua exposições atuais são ;

 

“Lataria Espacial” 

A partir de elementos da rua e das feiras livres de seu estado natal, Emanuell Nassar incorpora nas suas obras a linguagem publicitária e os objetos de consumo em massa.

“Um Defeito de Cor” 

Trata-se de uma interpretação do livro de mesmo nome de Ana Maria Gonçalves que em 2006 publicou o romance.

“Ramificar”  

Exposição que  traz a temática do racismo e da violência contra corpos negros e periféricos.

  “Gira” 

O artista Jarbas Lopes faz com os objetos, resinificando e apresentando obras que propõem interações pautadas pela coletividade

E não podemos deixar de falar do Museu do Amanhã é um museu construído no município do rio. o prédio, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da praça Mauá, na zona portuária, e sua construção teve o apoio da fundação roberto marinho e conta com  as exposições;

“Fruturos – Tempos Amazônicos”

Além de um tour virtual da exposição, que permite uma navegação pelos diferentes espaços da mostra, além da plataforma trazer materiais inéditos. 

“Amazônia”

De Sebastião salgado, chega ao museu do amanhã para uma temporada de seis meses, composta por quase 200 painéis fotográficos, a exposição tem causado impacto por onde passa.

Todos os museus citados você consegue acessar de transporte público, não deixe de aproveitar essas dicas no final semana .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *