Parlamento Europeu aprova padronização de carregadores de celular para USB-C

Carregadores da Apple Foto: Reprodução

Na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou a padronização dos carregadores de celulares para o conector USB-C. As empresas fabricantes receberam o prazo de dois anos para que os aparelhos sejam lançados com entrada padrão. Essa medida serve para que o lixo eletrônico seja reduzido, além de ajudar a população, fazendo com que qualquer carregador funcione em qualquer aparelho.

Carregador único da Europa pode ser implantado no Brasil • Novo Dia Notícias
USB-C em iPhone Foto: Reprodução

A partir de 2026, essa regra também passará a valer para laptops. O Tilt Uol criou uma thread no Twitter explicando a situação e pensando na possibilidade da regra passar a valer no Brasil também. De acordo com especialistas da área de tecnologia, os fabricantes teriam que fazer essa atualização em todos os aparelhos, não exclusivamente para a União Europeia, o que irá resultar na comercialização mundial dos aparelhos padronizados. No Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou uma consulta pública na metade deste ano, afim de padronizar as saídas dos carregadores para USB-C.

O professor de Engenharia Elétrica da UNB, Ugo dias comentou:

“As padronizações costumam ser muito positivas para o Brasil, pois é um país continental com várias diferenças por regiões, tanto arquitetônicas quanto de desenvolvimento.”

A ideia pode ser de grande ajuda, já que em uma casa, podem haver vários aparelhos e se um dos carregadores estraga, ele pode ser facilmente compartilhado com outros.

“Hoje o que a gente vê é o aparelho ter vida útil mais longa do que o cabo, Nessa fase de transição vai ter, de fato, lixo eletrônico, mas se for pensar melhor, no futuro a gente vai ter reaproveitamento dos carregadores muito maior do que hoje”, comentou o professor de Engenharia da Computação, Murilo Zanini de Carvalho.

A Apple será uma das empresas mais afetadas, tendo em vista que os carregadores telefónicos possuem uma entrada única. Mas, a boa notícia é que alguns modelos de Macbook já são adeptos á entrada de tipo C.

O USB-C tem potência mais alta em relação a outros tipos de entrada, tendo poder de carregamento de 100 watts, enquanto os carregadores de iPhone variam entre 80 a 90.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *