Iniciativa popular lança o CONTUR-MADUREIRA

O povo unido jamais será vencido: A imagem fiel do Conselho. Foto: Rodrigo Mathias

O povo unido jamais será vencido: A imagem fiel do Conselho. Foto: Rodrigo Mathias

Conselho pretende aproveitar o potencial turístico da região do subúrbio

 

A coordenação do projeto “Maravilha de Cenário” realizou, na última quinta feira, (17 de março), a Assembleia de fundação da ata do Conselho de Turismo de Madureira, na sede da Associação Comercial de Madureira – entidade histórica situada em uma das principais ” vias arteriais ” do bairro: a estrada do Portela.
O evento que reuniu pessoas interessadas na criação da entidade de caráter social, teve início às 14h59,com a exposição de ideias da oradora Tereza Soares, que logo após as considerações iniciais convocou o grupo que compôs a mesa diretora. Na sequência, a segunda oradora , Leila Nascimento, ressaltou a importância do plano de desenvolvimento turístico para a da região da Grande Madureira.

A diretora administrativa, Leila Nascimento, falou, entre outros assuntos , sobre a importância do evento para a história do bairro.
A diretora administrativa, Leila Nascimento, falou, entre outros assuntos , sobre a importância do evento para a história do bairro. Foto: José Varella

Já a terceira oradora ,Rosângela Bastos, destacou a relevância da memória cultural, no universo das relações sociais .Um grupo de pessoas assistiu a transmissão através da plataforma digital “Meet” (Walace, Jaciara, Lourenço de Ogum,Tânia Omena, Maria Helena, Carlos Lourenço, Carol da Guiadas Urbanas entre outros…).

Logo após a passagem da palavra para os componentes da mesa diretora, o Professor José Paulo, a Guia de turismo Aline Cristina e o Assessor executivo Tauan de Moura , representaram o Deputado federal ,Jonis Moura, a Deputada estadual, Adriana Balthazar e o Secretário municipal de turismo, Bruno Kazuhiro, respectivamente. E foram unânimes em afirmar, que os representantes do Poder público estão prontos para apoiar a iniciativa popular .

Aline Cristina , representando a presidente da comissão de turismo da Alerj, confirma o apoio da parlamentar ao projeto.
Aline Cristina , representando a presidente da comissão de turismo da Alerj, confirma o apoio da parlamentar ao projeto. Foto: Denise Candeias

Na apresentação da minuta do estatuto social da nova entidade ,que será formada, o advogado Moisés Pedro discutiu com o plenário os artigos do documento antes da sua aprovação pela Assembleia de fundação do conselho de turismo.
Um pouco antes do encerramento da reunião , os membros que irão compor , tanto a diretoria executiva, quanto o conselho fiscal ,foram escolhidos por aclamação, pois não houve pleito eleitoral com chapas opositoras .
Os próximos passos desse empreendimento social – cujo objetivo é elaborar e executar uma série de ações e iniciativas de inovações dirigidas a solução de problemas estruturais, colaborando para a realização de transformações físicas e mudanças sociais em Madureira e adjacências- são: 1 – Registrar ,em cartório, o estatuto da ata da reunião para dar entrada no processo de obtenção do RCPJ. 2- Começar a preparar a proposta do fórum de turismo, que será apresentada as autoridades no próximo encontro presencial ,em maio.
E tudo isso graças ao turismo – este instrumento alavancador do desenvolvimento econômico e social , que está levando boas notícias para os cariocas e fluminenses.

Por : Ademir Do Espirito Santo

 

Tauan De Moura ,assessor do Secretário municipal de turismo , revela sua relação com Madureira.
Tauan De Moura , assessor do secretário municipal de turismo , revela sua relação com Madureira. Foto:Erica Bonfim

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.