Entenda o que faz o assessor político

Assessoria polícia é um mercado em amplo crescimento tendo em vista que poucos são os capacitados e grande é a demanda do mercado / Foto divulgação Pixabay

Assessoria polícia é um mercado em amplo crescimento tendo em vista que poucos são os capacitados e grande é a demanda do mercado / Foto divulgação Pixabay

Por Débora Damasceno

As principais funções do assessor político é preparar o candidato para imprensa e criar releases que falam sobre ele e o que faz. O Assessor deve buscar entender sobre seu cliente de forma a apresentá-lo ao público honrosamente. Trabalhar a comunicação pessoal do político, intermediar a relação entre autoridades e ele, realizar estudos e pesquisas com os possíveis eleitores, organizar eventos que promovam o cliente e monitorar a agenda oficial do candidato faz parte do bom profissional na área. 

 

Em ano político cabe ao assessor estruturar e estabelecer a imagem do candidato aos eleitores criando discurso, produção de peças gráficas, vídeos informativos, publicações nas mídias sociais e a comunicação entre candidato e público. Para desenvolver bem seu dever, três princípios básicos foram estabelecidos: produção dinâmica e pró-ativa nos meios de comunicação de forma a fazer “aparecer” seu assessorado; conteúdo relevante sobre o político juntamente de suas ações e o terceiro é efeito que esse conteúdo tem gerado nos  eleitores dando ao assessor o parecer segundo a opinião do público. 

 

Quanto maior for o conhecimento político do assessor melhor será seu desempenho. Entender como funciona o sistema brasileito e suas diretrizes, quais órgãos e ações devem ser tomadas nos mais diversos casos mediante polêmicas, escândalos e  imprevistos são essenciais. Tranquilidade, calma e controle sobre si e seus sentimentos fazem toda diferença na prática do exercício, tendo em vista que o assessor estará presente com o candidato em muitos eventos podendo se tornar o porta voz do mesmo em alguns casos. 

Segue algumas qualidades fundamentais para o assessor : boa redação e pesquisa; conhecimento em mídias, perfil crítico; adaptabilidade, escuta ativa do público, postura e flexibilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.