Dicas infalíveis para pintar sua parede

Antes de começar a pintar verifique se tem todos os materiais e quantidade adequada de tinta / Foto divulgação Pixabay

Antes de começar a pintar verifique se tem todos os materiais e quantidade adequada de tinta / Foto divulgação Pixabay

 

Por Débora Damasceno 

A Casa Vogue trouxe dicas infalíveis que o expert do DIY (Faça você mesmo), Matheus e a especialista em tinta Talita Kawahara dividiram com o público.O sonho da casa própria é o desejo de muitos e arruma-lá do jeitinho que sonha faz parte dessa conquista. Por isso trouxemos aqui dicas para facilitar e te ajudar a realizar  uma mudança em sua casa gastando pouco. Pintar é uma das formas mais simples e subestimadas de fazer uma transformação no ambiente, você pode fazer junto a pessoa que ama ou mesmo contratar um profissional para realizar o trabalho. 

Pense com carinho no que você quer realizar, como quer se sentir no ambiente e como deseja fazer em seguida mão na massa.

  1. Tenha as ferramentas necessárias para fazer o trabalho: o rolo de lã sintética é um dos melhores para o trabalho, bandeira para tirar o excesso de tinta do rolo, pincel de 3 cm para pintar as bordas, fita crepe para isolar os cantinhos, escada ou um cabo extensor para pintar lugares altos e a cor desejada para a pintura. 
  2. Pense na segurança ao fazer, use óculos para evitar respingos nos olhos, cubra os móveis e o chão  com lona, papelão ou jornal, o que for melhor para você,
  3. Conheça as tintas e seus acabamentos para escolher o que melhor se adequa a sua necessidade: a tinta fosca disfarça mais as imperfeições da parede, ela é ideal para aquelas mais velhas que você não quer ter muito trabalho antes de pintar. Já as acetinadas e brilhosas são mais fáceis de limpar e adequadas para lugares úmidos  segundo Matheus. 
  4. Prepare a parede para receber a tinta, lixe e corrija as imperfeições. Para dentro de casa a massa corrida pode ser um auxiliador nesse processo. 
  5. Calcule o rendimento da tinta para não faltar no momento em que estiver fazendo. Cada fabricante tem uma medida  e acabamento conforme sua superfície e categoria escolhida.  Mas a média é um litro de tinta para uma demão de 10 m² de área. 
  6. Comece sua pintura pelos quatro cantos da parede com a ajuda do pincel, em seguida passe para os detalhes: tomada, maçaneta e lâmpada. Em seguida, pegue o rolo maior e comece sua pintura de baixo para cima sempre na vertical; aconselha Matheus e Talita.
  7. Quantas demãos se deve passar?  Cada fabricante informa o tempo necessário de espera entre demãos que pode ser de duas a três para se ter um melhor acabamento.
  8. A escolha da cor deve ser pensada com carinho. Se for sua primeira vez, opte por cores dessaturadas que são fáceis de  combinar. Se você já tem experiência, observe as tonalidades, veja quais são as cores predominantes na mobília que podem gerar uma neutralidade na composição. 

Aproveite esse momento e crie uma atmosfera de companheirismo e cumplicidade fazendo essa transformação com pessoas que você ama. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.