CONSELHO DO TURISMO MADUREIRENSE LEVA BOAS NOTÍCIAS AO SUBÚRBIO CARIOCA

Na sala de aula: Participantes do encontro aguardando o início da reunião.

Na sala de aula: Participantes do encontro aguardando o início da reunião.

Madureira, Vaz lobo, Osvaldo Cruz, Cascadura e Irajá, entre outros bairros da região serão beneficiados a partir dos investimentos em turismo

O primeiro encontro do Conselho de turismo de Madureira, reuniu moradores locais, profissionais da área do turismo, da economia criativa e da comunicação, entre outros representantes de diversos setores .O evento aconteceu no Colégio Lemos de Castro, em Madureira, no dia 15 de dezembro de 2021,e teve como objetivo promover o fortalecimento e a integração dos integrantes do Núcleo de trabalho, como também, apresentar as linhas gerais do plano de desenvolvimento turístico da região da Grande Madureira.
Cerca de aproximadamente 30 pessoas participaram da abertura do evento e foram informados, pela secretaria do Núcleo de trabalho, Rosângela Bastos, sobre a importância do plano de desenvolvimento turístico da localidade e do Conselho de turismo de Madureira, ” tenho certeza que pela importância estratégica, economia e cultural de Madureira, projeto MARAVILHA DE CENÁRIO, beneficiará os outros bairros que orbitam a capital do subúrbio ….e a formação do Conselho de turismo, vai nos ajudar a alavancar essa ideia inovadora “.
Outra integrante do Núcleo, a aposentada Sônia Sampaio , destacou a relevância da capela de São Pedro, onde seus avós ( o casal Líbia Beatriz e Antenor dos Santos realizavam a queima da lapinha, ladainhas e as primeiras rodas de jongo no local. Logo após a turismologa, Tânia Omena, acenou para um possível apoio da Uni Rio, através do centro de documentação da Universidade Federal, ” eu pretendo entrar com este projeto de extensão, onde eu consigo bolsistas, né! Alunos que recebem, inclusive , 400 reais como forma de bolsa trabalho para nos acompanhar “.A especialista, também fez duras críticas ao ex prefeito do Rio, Marcelo Crivella, ” Como é que a gente pode pensar, que a maior cidade executiva do Brasil, de reflexo mundial, não está respondendo ao mapa turístico do Brasil… o projeto … o prefeito anterior não deu a mínima bola pro turismo. Quase que o Rio de Janeiro saiu do mapa brasileiro, porque não tinha Conselho Municipal “.

O videomaker e criador do canal “Eu te amo Madureira“, Tiago Maia , aproveitou a oportunidade para ressaltar o quanto o bairro é conhecido nacionalmente ,” eu comecei a trabalhar e viajar com o Serjão Loroza, pelo Brasil; e o Serjão também é cria de Madureira. É impressionante, que viajando durante dois anos pelo Brasil, quando a gente chegava em algum lugar e falava que era de Madureira, as pessoas ficavam super empolgadas em querer se chegar ,em querer conhecer um pouco mais de Madureira “.
Após as apresentações e exposições de ideias dos participantes , o MC Leandro MDR, lembrou dos mais de 15 anos que conhece o projeto . Para ele o projeto tem tudo para dar certo, ” sempre acreditei que turismo em Madureira vai dar samba. Vamos se abraçar a isso ai… mas agora é o momento de estarmos reunidos ,falando desse projeto maravilha de cenário “.
Madureira tem duas escolas de samba (tombadas como patrimônio cultural), carnaval de rua, desfiles de agremiações carnavalescas ,igrejas históricas, comércio pujante, forte presença de cultura de matriz africana, o mercadão de Madureira — um dos maiores e mais antigos mercados do Rio de Janeiro , e o parque Madureira , entre outras atrações….
Fato é que, o primeiro encontro,- do que será o Conselho de turismo local , mostrou que a comunidade esta ciente da vocação cultural e da potencialidade turística da região; e que estão reunidos em torno da ideia de Madureira um novo ponto turistico na cidade. A realização do evento , foi o “ponta pé inicial ” , para se avançar na próxima meta, que é a elaboração do plano de desenvolvimento turístico, que ,conforme foi apresentado no encontro ,será apresentado as autoridades governamentais, aos representantes da cadeia do turismo e das comunidades locais, no fórum de turismo, em maio e junho de 2022.

Por : Ademir do Espirito Santo

Tânia Omena: Mestra dos mestres ,no ensino do turismo ,no Brasil. Foto : Ademir do Espirito Santo
Tânia Omena: Mestra dos mestres ,no ensino do turismo ,no Brasil.

 

Moral de cria: O programador ,Rodrigo Mathias, aponta os desafios do projeto, no futuro. Foto: Ademir do Espirito Santo
Moral de cria: O programador ,Rodrigo Mathias, aponta os desafios do projeto, no futuro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *