Bloco dos Barbas completa 35 anos debaixo de chuva

Por José Lucas 

Já virou tradição do sábado de carnaval no bairro de Botafogo. Desde 1985, o Bloco ‘Barbas’, desfila por algumas das principais ruas do luxuoso bairro da zona sul carioca.

Para celebrar o aniversário de 35 anos, o bloco resgatou o estilo crítico através do tema “Febeapá está de volta – Festival de Besteira que assola o país“. O grupo de fundadores do bloco, entre jornalistas e escritores que militavam contra o regime militar, que sempre se reuniram no ‘Restaurante Barbas’, planejavam uma maneira de extravasar suas insatisfações. Eis que surge o bloco!

Sendo assim, o tema de 2020 é uma forma de protesto contra os escândalos políticos na história recente do Brasil. O Barbas se concentrou na rua Assis Bueno, com um grupo já bastante expressivo de foliões. e prosseguiu pela ruas Arnaldo Quintela e da Passagem e dispersou na General Góes. Durante o caminho, os foliões tomavam o famoso banho de “chuveirinho” vindo de um carro-pipa. Esse banho foi reforçado com a chuva que caiu com mais consistência a partir do ponto final da rua Arnaldo Quintela. Porém, isso não diminuiu o ânimo do público, estimado em 15 mil presentes. Vários banheiros químicos foram disponibilizados e agentes da CET-Rio e policiais militares, garantiram a segurança de quem foi brincar o carnaval.

Para que o desfile transcorresse sem empecilhos, o cruzamento entre a Rua da Arnaldo Quintela e a Rua da Passagem foi interditado. Carros e transportes públicos tiveram que se dirigir pela rua General Severino para acessar os outros bairros da zona sul, como Copacabana, Leblon e Ipanema.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*