ACLAMA PROMOVE REUNIÂO COMUNITÁRIA
A reunião contou com a presença do Major Creveld ,do Laranjeiras presente
Aproximadamente 40 pessoas se reuniram no sobrado da rua Pedro Américo 97 , no Catete , na manhã da terça-feira (04) , para refletirem sobre a possibilidade da execução de um plano de ordenamento no bairro e adjacências. O encontro foi realizado pela Associação dos moradores do Catete do Largo do Machado (ACLAMA) , e contou com a presença de moradores locais , profissionais que atuam na região , e de autoridades públicas . O evento teve início às 10 horas e 15 minutos , com as considerações iniciais do presidente da Associação, Arlindo Pereira , que agradeceu a presença dos convidados , e falou sobre o objetivo da ACLAMA , ” …A gente vem tentando, junto aos moradores e aos comerciantes , tentar fazer um bairro melhor pra todos nós ” . Na sequência, o vice presidente, Marcelo Medeiros , elencou os 11 pontos destacados na ata da reunião. Yago Azevedo , representante da subprefeitura da zona sul , ressaltou o compromisso da prefeitura com a questão do alagamento do Largo do Catete, e Alexandre Rinaldi, da 7 GEL , fez o uso da palavra para esclarecer sobre as competências da Gerência Executiva Local , ” …Zelar pela nossa região ; ser uma ponte entre a sociedade civil organizada, em ações com os moradores ou não, e o poder público …ser a prefeitura o mais perto de todos aqui ” . Marcelo Maywald , Superintendente da zona sul , explanou sobre o programa RJ para todos e do Hotel Acolhedor , do governo estadual , e destacou as ações integradas de combate aos delitos na região, realizadas pelo governo estado do Rio , ” Operações com o segundo batalhão… operações com o Aterro presente …Tem o Laranjeiras presente , que atua na área do Catete . A nona delegacia , também, sempre tem apoiado as nossas ações. E a gente tem procurado dar muito foco nesse trecho , principalmente em frente ao Palácio do Catete ” . Dando sequência as explanações , o capitão Eduardo…. do segundo batalhão , reforçou o papel da Polícia Militar na questão da segurança pública, no Catete e no seu entorno. O oficial ressaltou , que a rua Pedro Américo é um ponto sensível da área , e que o policiamento ostensivo é constante .
Foto: Jonas Júnior
Os bairros da Glória e do Catete são de classe média , e apesar de serem rodeados por belas praças e encantos naturais , não ficam isentos dos problemas dos demais bairros da cidade . Moradores de rua , ” boatezação ” das lojas , comércio ambulante descontrolado, usuários de drogas e sujeira nas vias públicas , são alguns dos problemas visíveis por quem anda pelas ruas dos bairros . Os participantes frisaram a necessidade urgente da prefeitura aumentar o contingente de Guardas municipais, como também cobraram uma atuação mais efetiva da Fundação parques e jardins .
Mário Chagas – Diretor do Museu do Catete, que é um dos principais monumentos históricos do país, reforçou a importância do ordenamento estrutural do Catete. Chagas ofereceu as instalações do Museu para futuras reuniões da Associação dos moradores, e frisou a falta de atenção global do poder público , para com os problemas do bairro , ” …É preciso uma atenção conjuntural para gerar melhorias para o nosso bairro…A iluminação é precária…. Assaltos na esquina da Silveira Martins com Palácio do Catete … O poder público tem que estar presente … este é o nosso maior desafio ” .
Localizado na divisa entre os bairros das Laranjeiras, Flamengo e Catete, o Largo do Machado foi destacado pelo cirurgião dentista , Juarez , que atua no local , como uma área abandonada , e que fez a seguinte provocação, ” Por quê o Largo do Machado é a praça mais horrenda da zona sul ” . O profissional liberal destacou a importância da criação de núcleos de trabalho específico , como forma de revitalizar uma área rica em cultura , belos prédios e edificações charmosas , ” Eu , particularmente , penso na
adoção de praças e canteiros , por parte dos comerciantes ” .
Além de organizar o encontro a ACLAMA surge como representante dos mais diversos segmentos sociais da localidade, e como um canal de ligação entre a comunidade local e poder público , no sentido de coordenar a gestão participativa de projetos e ações pontuais para a região do Grande Catete .
Na prática , a iniciativa da Associação dos moradores do Catete do Largo do Machado de realizar os encontros periódicos, é identificar os problemas locais e avançar nas proposições, no sentido de melhorar a infraestrutura urbanística da região , e estimular os investimentos do poder público e da iniciativa privada.
A ACLAMA propôs melhorias para o Catete e adjacências, e apresentou o ordenamento urbano como um gatilho para estimular o desenvolvimento social, econômico e ambiental , a partir da abertura de discussões sobre os desafios e oportunidades , que a atividade turística, cultural e comercial podem levar para a área.
Nas duas horas de reunião, moradores , empresários e autoridades debateram sobre as particularidades locais , identificaram as potencialidades e propuseram soluções para o desenvolvimento local , como por exemplo: a integração de ações através da união de esforços entre a prefeitura e o governo do estado .
Foto: Jonas Júnior
Enfim , no evento foram abordados os desafios e as oportunidades do presente e do futuro do Catete e adjacências . Na ocasião, um representante do poder público Municipal , disse , que há um plano da prefeitura (edital de licitação de uma empresa , que fará o levantamento e a obra de drenagem ) , para solucionar o problema dos alagamentos histórico no Largo do Catete .
Marcelo Maywald (superintendente da zona sul), Alexandre Rinaldi ( gestor da 7 Gerência Executiva Local), Eduardo….( Capitão do 2 Batalhão da Polícia Militar) , Cleveland (Major do Laranjeiras presente) , Iago( Representante da Subprefeitura da zona sul) e Daniela Frazão ( Assessora da secretaria de ordem pública ) .
Após diversas explanações , o presidente da ACLAMA , Arlindo Pereira , agradeceu a presença dos convidados , e em especial da anfitriã , Elizabeth , que cedeu o espaço para a realização da reunião .