CONSTRUINDO O PRIMEIRO PARQUE ECOLÓGICO DE MADUREIRA

0
No alto do morro a centenária capela de São José foto : Imagem da internet

No alto do morro a centenária capela de São José foto : Imagem da internet

MORADORES E VISITANTES FAZEM CAMINHADA PEDAGÓGICA E SE PREOCUPAM COM QUESTÕES AMBIENTAIS DA SERRA DA MISERICÓRDIA

 

Quando Madureira ganhar o seu primeiro parque ecológico, o Contur Madureira e o Instituto Igapops, poderão se orgulhar de terem participado da construção deste projeto desde o começo. No dia 20 de janeiro, integrantes das iniciativas populares atuaram na primeira etapa da criação do Parque verde . Cerca de 15 voluntários participaram da primeira caminhada “pedagógica” de 2023. O evento idealizado pelo conselho de turismo de Madureira, teve a estação do BRT mercadão de Madureira como ponto de partida , e a capela de São José e a pedra da cidade , no alto do morro, como destinos . Por meio do projeto MARAVILHA DE CENÁRIO, o Contur Madureira pretende reflorestar a Serra da misericórdia, arbonizando e ambientando o futuro parque ecológico com plantas e árvores típicas da flora local – como mangueira , bananeira e goiabeira -, e também espécies de plantas medicinais.

A ação de plantio de uma muda de pitangueira , por duas crianças, supervisionadas pelo diretor do Igapops , Marcos Oliveira, marcou o ponta – pé inicial da criação do parque ecológico, onde o Conselho e o Instituto pretendem plantar ainda outras milhares de mudas de árvores. Os amantes da natureza escolheram plantar a muda da árvore frutífera, num terreno próximo a capela de São José, para simbolizar a relação entre turismo , natureza e fé; como também para sinalizar para os moradores a necessidade do despertar de uma consciência ecológica.

Ao reunir tantas pessoas em torno da mesma questão, a caminhada “pedagogia “reflete a grandeza do projeto turístico. O evento teve duração de aproximadamente cinco horas , e a participação de crianças, jovens e idosos . Como foi o caso do septuagenário, Joel Lourenço Filho, que após quase 40 anos sem subir o morro , teve a satisfação de revisitar o local onde tocava o sino da capela, nos idos anos da década de 60 ,do século vinte ; ” Eu subia na pedra e ficava batendo o sino. Sentava do lado dele. Aí tinha uma corda do lado dele e tocava .Agora tem que restaurá- lo, direitinho “. Outro ” cabelo branco ” , que teve uma participação marcante no passeio , foi o presidente da ONG” Família Napoleão”,Almir Napoleão, pois esbanjou energia positiva e disposição ao externar sua alegria , logo no início da caminhada , rumo aos “atrativos turísticos” da localidade. ” Estou aqui em Madureira com um grupo de pessoas amigas , que trabalham com turismo , na estação do BRT mercadão. Quando você participa , tudo fica mais fácil ” .

Na ação realizada pelo Conselho de turismo, cuja ideia foi promover uma escuta ativa e uma observação crítica, o guia de turismo, César Augusto, buscou estabelecer diálogos e reflexões que fortaleceram conexões entre o passado de glórias, a cultura pulgante e com o momento atual de Madureira. Ele disse que,” Vieram aqui em Madureira, no início do século vinte , dois europeus . Numa época que ainda não existia escolas de samba . Esses dois portugueses, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, fizeram o primeiro voo transatlântico, entre Lisboa e Rio de janeiro, em junho de 1922. Um feito inusitado para a época.
Na mesma época,os aviadores lusitanos , visitaram o morro de São José. Outra coisa, Madureira surgiu a partir da aquisição das terras do local ( desmembramentos das grandes fazendas ) pelo boiadeiro Lourenço Madureira, em meados do século 19. Portanto o bairro tem cento e poucos anos de existência , e não quatrocentos e quinhentos anos , como alguns afirmam . Estão fazendo uma associação da história do bairro com a freguesia de Irajá “. César, que também tem formação em história do Rio , descreveu o processo de construção da escadaria do morro de são José. ” Esta escada foi feita pela campanha do Padre Lobato, junto aos comerciantes do mercadão “. Os trezentos e sessenta e seis degraus , foram inaugurados no dia 1 de maio de 1978 -, e contou com a presença de moradores, autoridades públicas e eclesiásticas, como o Cardeal Don Eugênio Salles -, serve de elo de ligação entre o espaço urbano (asfalto) e o ambiente quase bucólico da comunidade (morro).

A visão do alto da pedra da cidade, proporciona ao aventureiro uma perspectiva  de 360 graus do município do Rio de janeiro. De lá é possível avistar onde o Sol nasce (leste da baía da Guanabara),e onde se põe ( no oeste da baía de Sepetiba). É possível ver , também, o conjunto de morros que cercam o Rio, o que deixa patente aos nossos  olhos ,que a cidade maravilhosa se desenvolveu entre o mar e as serras . As imagens do “dedo de deus’ ,e do “gigante adormecido “ (… gigante pela própria natureza… – frase do hino nacional ) são uma pequena fração do deleite visual proporcionado pelo arquiteto do universo , para quem tem o privilégio de acessar o local.

 

Desbravadores reunido nas proximidades da gruta de São josé : Foto : Ademir do Espirito santo de Oliveira
Desbravadores reunido nas proximidades da gruta de São José  Foto : Ademir do Espirito Santo de Oliveira

 

 

Marcos Oliveira, entende que um dos principais desafios do século 21 será a equação entre desenvolvimento humano, versus estoque de matéria prima . Para ele  ,a educação ambiental é fundamental para ensinar as crianças sobre a relação entre as ciências naturais e a sociedade . ” Esta interação, muito mais que um exercício de cidadania é um ato de amor ; Por isso temos que fazer a nossa parte “. Sua preocupação com as questões ambientais e com o cuidado com as árvores, encontrou solo fértil no morro suburbano ,” Nós do igapops,acreditamos que ao transformar as crianças em jovens capacitados , certamente, teremos mais coerência ao se  desenvolver como raça humana “. Ele destacou, também , a importância do envolvimento dos agentes sociais para o desenvolvimento do turismo de base comunitária.

É importante frisar a presença do sambista Luciano leal , que fez questão de subir as escadas, com a família (esposa e filhas ) , para conhecer o morro que já foi tema de samba antológico,do Beto sem braço, eternizado nas vozes de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, entre outros , que homenageiam Madureira.

 

Pedra da Cidade : atrativo turístico de Madureira Foto : Ademir do Espirito Santo De Oliveira
Pedra da Cidade : atrativo turístico de Madureira Foto : Ademir do Espirito Santo De Oliveira

A caminhada”pedagógica” também contou com a presença de um quinteto fantástico, formado por cinco nobres guerreiros , que já chegaram chegando .São eles: Samuel Napoleão, Valéria preto e Zeca da roça. Dois deles, já velhos conhecidos das trilhas do morro : Aldo D’ lia e” Seu” Batista -, 73 e 74 anos respectivamente .

Decreto municipal 27469 de 2006 , estabelece a Serra da misericórdia como parque municipal . A área está definida como parque natural , enfatizando a proteção ambiental , a conservação , a educação, o estabelecimento de áreas dedicadas a visitação pública e pesquisa, e projetos de reflorestamento e de atividades nativas de proteção de espécies , a delimitação nos limites adequados da expansão urbana e o aproveitamento do cultivo de energia solar . Já o projeto municipal 19144 , designou a aSerra da misericórdi, uma área de proteção ambiental (APARU) ; o que possibilita a realização de projetos e ações de recuperação ambiental, preservação e ampliação da biodiversidade; a promoção da regularização; o desenvolvimento do lazer e do ecoturismo; e a promoção do desenvolvimento de programas de educação ambiental, a fim de melhorar a qualidade de vida da população local , e criar área agroecológica para produzir alimentos orgânicos e plantas medicinais.

A próxima caminhada será no dia 19 de março ( dia de São José).
Oxalá queira , que o padroeiro da Serrinha e das famílias ,abençoe o projeto turístico MARAVILHA DE CENÁRIO, para que Madureira, mui brevemente, seja transformado em uma “maravilha de cenário”.

ademirespiritosantomadureira@gmail.com 22/01/23

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *