Vera Holtz estreia o monólogo “Ficções” no CCBB-Rio

Livro Sapiens, de Yuval Noah Harari, serve de inspiração para Rodrigo Portella

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio recebe em curta temporada, a partir do próximo dia 28 de setembro, o monólogo inédito “Ficções”. Estrelado por Vera Holtz, o espetáculo foi inspirado no Best Seller Sapiens, de Yuval Noah Harari, e idealizado pelo empreendedor cultural Felipe Hérclito. Com roteiro e direção de Rodrigo Portella, a peça marca o retorno da atriz Vera Holtz aos palcos carioca, depois de três anos afastada do cenário cultural.

A paulistana teve sua estreia no teatro em 1979 com a peça Rasga Coração, de Oduvaldo Viana Filho, e desde então não parou mais. Com mais de 40 anos de carreira, a atriz possuí um vasto currículo, composto por inúmeros trabalhos na TV, no teatro e no cinema, além de diversos prêmios, entre eles, o de Melhor Atriz.

Em “Ficções”, Vera Holtz tem uma atuação multifacetada, onde se desdobra em personagens do Best Seller Sapiens e em outras criadas pelo dramaturgo Rodrigo Portella. Em cena, ela canta, improvisa, brinca e instiga a plateia, além de interagir o tempo todo com o músico Federico Puppi, autor e performance da trilha sonora original, com quem divide o palco. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera.

O espetáculo é uma breve história da humanidade, baseado no livro de Yuval Noah Harari, escrita e encenada por Rodrigo Portella, e tem como  idealizador Felipe Heráclito Lima, com performance e Trilha Sonora Original de Federico Puppi, e conta com a iterlocução dramatúrgica de Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa, e  cenário de Bia Junqueira.

O livro Sapiens, no qual o monólogo “Ficções” é inspirado, teve mais de 23 milhões de cópias vendias em todo o mundo. “É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nós pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, analisa Felipe H. Lima, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.

O israelense Yuval Noah Harari, além de autor de grandes best seller, é historiador, filosofo e PhD em História pela Universidade de Oxford. O autor já vendeu mais de 40 milhões de cópias em mais de 65 idiomas, e é considerado um dos mais influentes intelectuais públicos do mundo hoje. Sapiens, a obra que serviu de inspiração para o monólogo “Ficções”, em 2019, ganhou o “Academic Book of the Year”, no Academic Book Trade Awards, do Reino Unido.

 

SERVIÇO

Temporada: de 28 de setembro a 30 de outubro

Horário: de quarta a sábado, às 19h30, domingo, às 18h

Local: Teatro I

Classificação indicativa:12 anos

Duração: 80min

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *