União do Parque Acari homenageia fundador do Bloco Ilê Aiyê em festa de lançamento de enredo

0
FOTO: Marcio Silva
Presidente Dudu, Tainara Martins (intérprete) e Vovô do Ilê

A escola de samba União do Parque Acari realizou neste domingo (16), um grande evento em sua quadra, para promover o lançamento do enredo que levará para Marquês de Sapucaí, em sua estreia na Série Ouro, além de apresentar o elenco para o Carnaval 2024.

No próximo carnaval, a agremiação do Complexo de Acari fará uma homenagem aos 50 anos de luta e resistência do primeiro bloco afro brasileiro, o “Ilê Aiyê”.

Durante a grande festa, que contou ainda com coroação de rei, rainha e madrinha de bateria, além das apresentações de todos os segmentos, a agremiação fez uma linda homenagem ao Antônio Carlos dos Santos Vovô, fundador do bloco, que estava presente na celebração.

“Estou muito feliz e honrado pela escolha do tema.  É importante trabalhar o resgate da cultura negra. Sinto muito orgulho, satisfação e felicidade por estar vivo para ver isso acontecendo, esse reconhecimento, sendo representado aqui pela União do Parque Acari”, declarou Vovô.

Foto: Marcio Silva
Heriko Marcelo – Gilsinho – Presidente Dudu – Vovô do Ilê – André Tabuquine

Após a coroação da corte acarisense, a bateria Fora de Série levantou poeira na Quadra do Amarelinho. Ao som dos sambas-enredos da escola e de temas do Bloco Ilê Aiyê, como “Quem é que sobe a Ladeira”, cantados pelos intérpretes Tainara Martins e Rodrigo Tinoco, o evento contou ainda com apresentações dos segmentos, e com apresentação da ala de passistas coordenada por Theuzin Oliveira, que mostrou um pouco do que podemos esperar na Marquês de Sapucaí em 2024.

Carnavalesco André Tabuquine e Vovô do Ilê, fundador do bloco

Feliz pela escolha do tema, o carnavalesco André Tabuquine revelou: “A luta do Bloco pelos negros continua e o Acari também é negritude e resistência. A ideia veio no momento certo, pois reverenciar os 50 anos desta instituição será surpreendente para família Acariense, no qual nos deixou muito felizes, e foi unanimidade entre a diretoria da escola”.

 

“Penso que, em tempos onde a pauta sobre racismo tem tanta relevância em nossa sociedade, fazer essa homenagem aos 50 anos de uma instituição como o Ilê Aiyê, é de suma importância. Primeiro, pelo o que o bloco representa para a população soteropolitano. E em segundo, por sua história de luta e resistência”, finalizou Carlos Eduardo, presidente da agremiação.

Gilsinho, Wallace Palhares, Presidente Dudu, Dep. estadual Wellington José

No próximo carnaval, a União do Parque Acari será a primeira escola a desfilar na avenida da Marquês de Sapucaí, na primeira noite de desfiles da Série Ouro, na sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *