SERVINDO A PÁTRIA TRANSFORMAR VIDAS

Horácio Afonso ( presidente da Associação Comercial de Madureira) ressalta a importância da escola Ministro Edgard Romero - Foto : Ademir Do Espírito Santo

Horácio Afonso ( presidente da Associação Comercial de Madureira) ressalta a importância da escola Ministro Edgard Romero. - Foto : Ademir do Espirito Santo

A Escola Municipal Ministro Edgard Romero realizou no último dia  30 de novembro   um evento em comemoração ao dia da proclamação da República, e o da bandeira nacional, , com a participação da diretoria , do corpo docente e alunos , além de um grande número de representantes do poder público e da comunidade local. Apoiado pelo Rotary Club Madureira e pela Associação Comercial de Madureira, o evento celebrou o símbolo criado para marcar o fim do império e início da República no país.
A celebração teve início com a execução do hino nacional, e na sequência seguiu o protocolo do Rotary Club, onde o presidente, Guilherme Moraes, exaltou a importância do civismo e agradeceu a presença dos convidados, ” Primeiro lugar eu quero agradecer a todos, em especial a professora Ana, por ter , mais uma vez permitido que o Rotary Club– no sentido de servir vidas -, esteja aqui reunido , fazendo com que possamos transmitir um pouco de civismo — Uma coisa, hoje, muito esquecida no nosso Brasil “.
Na fala da anfitriã, também foi ressaltado a relevância da escola na formação educacional de quatro rotaryanos , e do inicio da parceria com os apoiadores , ” A gente sai da ministro , mas a ministro não sai da gente nunca mais …Essa parceria com o Rotary surgiu numa conversa na Nave do conhecimento “.
O evento exaltou um dos principais símbolos da pátria, e mostrou aos participantes, que patriotismo vai muito além da época dos jogos da copa do mundo, ” Queria parabenizar, principalmente a diretora, pelo exemplo de educação que essas crianças estão dando hoje; pelo patriotismo que esta sendo pregado nessa escola… Porque….muita gente acha que lutar pela nossa nação e pela pátria, é sentar em frente a uma televisão e torcer pelo Neymar….Isso aqui é patriotismo .Esse é o exemplo , que nos temos que seguir “, disse o Tenente do 8 GBM, Reginaldo Silva.
O hasteamento da bandeira nacional no pátio da escola , foi realizado por alunos do EJA, e acompanhado pelas autoridades militares e civis que representaram o poder público.
Um dos momentos mais emblemáticos foi a fala do presidente da Associação comercial de Madureira e ex aluno , Horácio Afonso , que destacou a sua relação com a” jóia arquitetônica” incrustada no calçadão de Madureira , O Espaço aqui é excelente! O ensino aqui é excelente ! Eu peço, carinhosamente : cuide dessa escola , Bruno. A prefeitura tem que cuidar dessa escola; ele é muito importante pra Madureira”.
Muito além da importância histórica da escola — pois a fachada do prédio é tombada pelo patrimônio Municipal , a unidade educacional ao adaptar- se as novas exigências da sociedade , no cumprimento da Lei Federal 10639, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura Africana, e da Lei n* 10098 de 2000, que estabeleceu normas e critérios básicos para a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, ou com mobilidade reduzida. Segundo a Diretora , Ana…, a escola Ministro Edgard Romero tem uma postura inclusiva ao promover ações e projetos inclusivos , desde o início do seu funcionamento , nos idos anos de 1960 do século vinte, ” Jovens e adultos , com mais de dezessete anos, que por alguma razão não puderam comentar os estudos , dentro da faixa etária prevista …Então a gente ofereça o ensino fundamental , para que essas pessoas possam completar o ensino fundamental “. Para ela , cumplicidade, empatia e apoio mútuo estão implícitos no PPP da escola,” O nosso projeto pedagógico fala de sororidade , né! Quem educa uma mulher , educa a sociedade. Então toda essa questão África indígena tem que perpassar por isso. Não tem com a gente falar da mulher no Brasil, sem falar da nossa herança afro indígena “.
A Diretora destacou, também, a importância da inclusão da escola no roteiro de turismo cívico local, e destacou que a instituição tem interesse de participar do Conselho de turismo de Madureira, ” A Ministro está sempre pronta para fazer parcerias com a comunidade , né! E essa questão do turismo ….A própria escola por si só, já é um monumento histórico de Madureira; e acho que não pode haver uma coisa turística, em Madureira, sem falar da Ministro Edgard Romero.
Fato é, que o evento deixou os participantes com a sensação de que bons ventos estão soprando na capital do subúrbio carioca.

Reverência no momento da execução do hino nacional. Foto : Ademir Do Espírito Santo
Reverência no momento da execução do hino nacional.  –  Foto : Ademir Do Espírito Santo

 

Representantes do poder público e do Rotary Club Madureira - Foto : Ademir Do Espirito Santo
Representantes do poder público e do Rotary Club Madureira – Foto : Ademir Do Espirito Santo

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *