Já ouviu falar daquela frase: “feito é melhor que perfeito”? Definitivamente ela é uma afronta às pessoas perfeccionistas que fazem de tudo e fazem o melhor que podem, sem medir esforços, independente do que isso  irá custar.

 

Mulheres Perfeccionistas foi escrito por Debi Stack, formada em Relações Públicas, professora e editora. Ela confessa em seu livro ser perfeccionista e viu neste livro uma forma de ajudar a milhares de mulheres que assim como ela sofrem com excesso dessa personalidade.

 

“Indivíduos são mais importantes que projetos” – Debi Stack

 

Através de sua própria experiência e aprendizado, Debi descobriu que é possível viver bem e melhor quando encontramos equilíbrio. Se você é daquele tipo de pessoa que faz de tudo sem nenhum filtro ou críteria, se dedica 100% a todos os afazeres, provavelmente chega ao final do dia exausta e talvez frustrada porque algo ficou sem ser feito. Dessa forma você está se escravizando. Todas as pessoas tem sua cota de boas escolhas que conseguem realizar  ao longo de todo um dia.  Quando chega no limite delas, a qualidade do trabalho diminui e isso faz parte da humanidade da pessoa. O Perfeccionista tem disso, às vezes esquece que não somos robôs. 

 

Outra realidade dessa personalidade forte é que ela sempre se sentirá injustiçada ou mesmo explorada. Por ela se dar tanto a tudo, ela cria  o próprio padrão, o grande problema é que ninguém fará melhor que ela mesma. Aí que mora o perigo, porque o que sobra é a sensação de ingratidão isso porque sempre que faz,  ela dá 100% e a outra pessoa não. Uma mulher com alto nível de perfeccionismo se não souber dosar poderá tornar a própria vida um tormento. 

 

A Autora deixa claro que o melhor de sua personalidade é aflorado quando existe um equilíbrio.

“Quando uma qualidade ou uma faceta positiva é levada ao ponto extremo, ela se torna uma fraqueza” -Florence Littauer

 

Equilíbrio da personalidade do Perfeccionista  Extremo da personalidade do Perfeccionista 
Habilidade para ver detalhes Desorientada pelas minúcias 
Habilidades administrativas  Autoritarismo 
Discernimento Julgamentos severos
Organização Perda de tempo e energia com detalhes sem importância 
Capacidade De Traçar Metas  Obsessão por projetos
Enfoque No essencial  Visão limitada e parcial
Simultaneidade de tarefas Perda de rumo

O perfeccionismo é caracterizado como um conjunto de pensamentos que buscam a perfeição e estabelece padrões excessivamente altos de desempenho e está altamente relacionado a impactos nas relações pessoais. 

Por mais que seja difícil, uma mulher perfeccionista deve colocar limites sobres as tarefas que merecem auto-sacrifício. O objetivo da autora é fazer com que você tenha mais compaixão consigo mesma. Você não precisa ser perfeito, nem dar conta de tudo. Só sabe qual é a verdadeira felicidade da vida aquelas que param de se iludir com o mundo perfeito, o marido perfeito, os filhos perfeitos e começam a viver de forma mais leve e real. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *