LITERASOM – Sua Coluna de Literatura e Música

0
WhatsApp Image 2025-01-10 at 17.53.11

PARA INICIAR O ANO COM CHAVE DE OURO, ENTREVISTA COM TONINHO VAZ

 

O nosso convidado do LITERASOM – O SEU PROGRAMA DE LITERATURA E MÚSICA aqui na Rádio Pop Rio 98,7 FM desse sábado 11/01  a partir das 14 horas tem muita história para contar; ele tem tantas que publicou algumas em livros, biografias essências para entender o cenário cultural do Brasil. Termos a honra de receber o jornalista, roteirista, escritor e biógrafo Toninho Vaz !

Toninho Vaz nasceu em Curitiba, outubro de 1947. Seu primeiro trabalho como jornalista foi no Diário do Paraná, suplemento cultural DP Domingo, em 1969; em 1971, trabalhou como repórter e editor no Diário da Tarde (grupo Gazeta do Povo); primeiro trabalho em publicidade na JG Publicidade, em Curitiba, 1972. No Rio de Janeiro, a partir de 1974, trabalhou para a TV Bandeirantes (Rio) como editor durante dois anos. Na Rede Globo, também como editor, foram mais 14 anos, incluindo oito meses como editor/produtor em Nova York. Chefe de Redação da Rede SBT em Nova York, 1996. Repórter especial da revista Náutica e editor da revista Pesca Esportiva (Editora Grupo Um – SP), de 1998 a 2002. Publicou, ao longo dos anos, artigos e reportagens no Jornal do Brasil, O Globo, revista Manchete, ISTOÉ e site http://xn--nomnimo-9ya.com/ Escreveu as biografias de dois poetas importantes: Paulo Leminski e Torquato Neto. As outras biografias são: Edwiges, a santa libertária (Objetiva) e O Rei do Cinema, a extraordinária historia de Luiz Severiano Ribeiro. Em 2011 foi lançado Solar da Fossa, um território de impertinências, ideias e ousadias (Casa da Palavra).
Em 2017, publica O Fabuloso Zé Rodrix, editora Olhares. Biografia do músico autor do clássico Casa no campo, em parceria com Tavito. Zé Rodrix, um multi artista, talentoso escritor e premiado publicitário.
Publica em 2020, Meu nome é ébano – a vida e a obra de Luiz Melodia, pela editora Tordesilhas (SP). O lançamento oficial, em tempo de pandemia, aconteceu de forma remota no dia 04 de agosto, pela livraria da Travessa, quando completava três anos de falecimento do poeta do Estácio. 306 páginas. Sentiu como o programa vai estar imperdível!?
Desde já agradeço a audiência e participação e agradeço mais ainda se puder ajudar curtindo comentando e compartilhando. No dia 15 estreia a coluna SACOLÃO CULTURAL aqui no site da Pop Rio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *