Igreja no bairro da Glória tem montagem de presépio natalino

0

FOTO: Carlos Gomes

Esculturas em tamanho real desperta curiosidade do público

FOTO: Carlos Gomes

Quando chega dezembro, não tem quem não fique ansioso aguardando a montagem do presépio de natal, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, do bairro da Glória. A instalação em tamanho natural, é montada desde o ano de 2007 e virou uma tradição na paróquia local.

Até 2007, a montagem do presépio acontecia no interior da igreja, mas com o passar do tempo, foi tomando grandes proporções, e com isso, a instalação passou a ser montada na entrada da paróquia, e em outros anos, na praça do Largo da Glória, em frente à sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A montagem do presépio partiu da iniciativa do artista plástico e Pe. Wanderson José Guedes, pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus há 14 anos. Em entrevista para o site da rádio POP Rio, o padre revelou que tem um objetivo com o ato dessa instalação: “Eu acho que o Natal o ponto central da festa tem que ser o presépio e não apenas o Papai Noel e a Árvore de Natal. O Natal é o nascimento de Jesus. E nada mais simbólico para comemorar essa data, do que, o Presépio. Então fazer o presépio, é devolver ao Natal o seu verdadeiro sentido.  Uso o presépio como forma de evangelização”.

        O Pe. Wanderson é o artista plástico responsável pela produção das esculturas em tamanho natural expostas na montagem do presépio natalino. O processo de produção criativo das peças acontece no ateliê,  nos fundos da igreja no bairro da Glória.

Em anos anteriores, o presépio da igreja do Sagrado Coração de Jesus passou a ser montado na praça do Largo da Glória. Mas, em razão da falta de segurança, voltou ao local de origem, na porta da paróquia. “Todo ano era depredado. Roubavam os fios os refletores. Nos últimos anos ficou insustentável eu montar aquele presépio sozinho na praça. Não somente pela falta de segurança, como também pela falta de mão de obra e pelos custos financeiros altos, que não tenho mais como arcar”, lamenta o religioso.

Todos os anos, a montagem do presépio traz uma mensagem. Este ano, a imagem da Virgem Maria, novamente, aparece grávida sendo carregada por um burrinho puxado por José. Segundo o Pe. Wanderson, esse ano todas as esculturas foram aproveitadas de outras montagens, e não tem nenhuma peça nova. Pois, um tema específico demanda a confecção de uma nova imagem para exemplificar o tema.

Para o padre Wanderson, uma parcela dos fiéis da paróquia prefere a instalação na frente da igreja. Mas a grande maioria deseja que a montagem aconteça no Largo da Glória. Pois, o alcance e a visibilidade é maior, e o povo pode interagir mais com o presépio. E sem contar, que na frente da Igreja o espaço é bem limitado.

E finalizando, o religioso afirma que a montagem do presépio deixará um legado:” O legado é a evangelização: mostrar ao mundo que Jesus o Filho de Deus, está no meio de nós. Deus quis nascer de uma mulher. Quis estar com homens e mulheres. Ele é o Emanuel que significa: Deus conosco”.

          O presépio ficará exposto na frente da igreja Sagrado Coração de Jesus, na Rua Benjamin Constante, na Glória, até o dia 6 de janeiro 2023, quando será celebrada pelo Pe. Wanderson a tradicional missa de encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *