De Putin a Zelensky: Líderes internacionais parabenizam Lula pela vitória

Após a vitória de Lula nas eleições de segundo turno para presidência do Brasil, o candidato se mostrou bastante popular entre os líderes e personalidades internacionais. O bom diálogo entre diferentes países pode fortalecer o Brasil e contribuir para com o crescimento em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento econômico, feito através de investimentos. Lula conseguiu ser parabenizado por líderes de diferentes posições políticas.

As felicitações vão além de apenas um cumprimento, já que a relação internacional do atual governo se encontra em situação de isolamento. De acordo com a matéria da UOL , Bolsonaro conversava com garçons enquanto os líderes mundiais conversavam entre si em reunião do G20. Além disso, é possível ler na matéria sobre o estreitamento com a China após declarações ofensivas feitas pelo atual presidente. Além disso, a aposta de Bolsonaro em Donald Trump para reeleição e as queimadas na Amazônia, foram um dos principais motivos para o afastamento do resto do mundo.

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez seu pronunciamento sobre a vitória do presidente eleito em suas redes sociais.

Comunicado de Joe Biden parabenizando Lula — Foto: Casa Branca
Foto: Casa Branca

Joe Biden – Presidente dos EUA

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, disse o líder americano num comunicado.

Lula já conversou ao telefone com Biden:

Emmanuel Macron – Presidente da França

Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”, escreveu Macron.

Lula e Macron também já se falaram após a vitória:

Volodymyr Zelensky – Presidente da Ucrânia

“Parabéns a @LulaOficial com vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Confio numa colaboração ativa com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica 🇺🇦-🇧🇷 para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!”, disse Zelensky em suas redes sociais.

Rishi Sunak – Primeiro-ministro do Reino Unido

“Parabéns ao Lula pela vitória na eleição do Brasil. Espero trabalhar junto nos temas importantes para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais e promoção dos valores democráticos”, escreveu Sunak em seu Twitter.

Reino Unido

O Governo Britânico se manifestou através da embaixadora Melanie Hopkins:

“Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial o TSE, na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência. Parabenizo @LulaOficial pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo.”

“Celebramos este ano os 200 anos de parceria entre Reino Unido e Brasil, uma amizade que beneficia os dois povos. Queremos contribuir ainda mais em áreas como sustentabilidade, direitos humanos, inovação e desenvolvimento econômico. Contem com o nosso apoio! Seguimos juntos!”, disse.

Alberto Fernández – Presidente da Argentina

“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse o líder do país vizinho no Twitter.

Vladimir Putin – Presidente da Rússia

“Confio que por meio de nossos esforços conjuntos garantiremos um desenvolvimento maior da cooperação construtiva entre Rússia e Brasil em todos os âmbitos”, afirmou o presidente em nota.

Marcelo Rebelo de Sousa – Presidente de Portugal

“O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, disse, em comunicado.

Olaf Scholz – Chanceler da Alemanha

“Parabéns a @LulaOficial por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o 🇧🇷 – em particular nas questões de comércio e de proteção climática.”, escreveu Scholz.

Pedro Sánchez – Premiê da Espanha

“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”, compartilhou em seu Twitter.

Sánchez conversou com Lula pelo telefone e disse ao presidente eleito que deseja trabalhar em conjunto para combater a pobreza:

Embaixada da China no Brasil

A embaixada da China no Brasil informou por meio de redes sociais que reconhece os resultados da eleição e declarou:

“Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”

https://twitter.com/EmbaixadaChina/status/1586886895799238656?s=20&t=Cx1bkwdAXwlOTuRcF2n7yA

Há poucas horas, a Embaixada divulgou que o Presidente da China, Sr. Xi Jinping enviou felicitações a Lula:

Josep Borrell – Representante da União Europeia

“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”

https://twitter.com/JosepBorrellF/status/1586863042276589575?s=20&t=Cx1bkwdAXwlOTuRcF2n7yA

Justin Trudeau – Primeiro-ministro do Canadá

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, disse em seu Twitter.

Gabriel Boric – Presidente do Chile

“Lula. Alegria!”, mensagem foi compartilhada em seu Twitter.

https://twitter.com/gabrielboric/status/1586854973156966401?s=20&t=Cx1bkwdAXwlOTuRcF2n7yA

Gustavo Petro – Presidente da Colômbia

“Viva Lula”, compartilhou em seu Twitter.

Além de ter compartilhado outros tweets sobre a vitória de Lula, Gustavo afirmou ter conversado com Lula pelo telefone e ambos falaram sobre seu amor pela Amazônia:

https://twitter.com/petrogustavo/status/1587170265175363585?s=20&t=Cx1bkwdAXwlOTuRcF2n7yA

Guillermo Lasso – Presidente do Equador

Parabenizo @LulaOficial por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil. Na democracia, continuaremos a fortalecer a amizade e a cooperação entre nossos países, por dias melhores para nossos cidadãos. Nossa região continua se integrando na pluralidade.”

https://twitter.com/LassoGuillermo/status/1586868604242468866?s=20&t=Cx1bkwdAXwlOTuRcF2n7yA

Andrés Manuel López Obrador – Presidente do México

“Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, comentou o líder mexicano.

Nicolás Maduro – Presidente da Venezuela

“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!”, publicou em seu Twitter.

https://twitter.com/NicolasMaduro/status/1586859486840557568?s=20&t=sUvJnF9ykb4FmKZfe5P-pQ

Luis Arce – Presidente da Bolívia

“Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, escreveu o líder do país vizinho.

Pedro Castillo – Presidente do Peru

“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande”.

Luis Almagro – Secretário-geral da OEA

Luis Lacalle Pou – Presidente do Uruguai

“Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”

Miguel Díaz-Canel – Presidente de Cuba

“Te abraçamos irmão Presidente Lula”, disse Díaz-Canel após publicar uma foto com Lula.

Francia Marques – Vice-presidente da Colômbia

Alexandria Ocasio-Cortez – Congressista na Câmara dos Representantes dos EUA

Al Gore – Ex-vice-presidente dos EUA

“Os resultados das eleições de hoje marcam um ponto de virada significativo para o futuro do Brasil e demonstram o poder da democracia para promover o progresso para nosso planeta e seu povo. Apresento meus parabéns ao presidente eleito Lula da Silva. O mundo aguarda com expectativa a liderança renovada do Brasil na condução das soluções para a crise climática e deter a perda de biodiversidade.”, disse o Ex-vice de Bill Clinton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *