Uma história sobre inconformidade. O Livro “Quem mexeu no meu queijo?” retrata a história de dois ratinhos e dois humanos que em meio ao seu cotidiano no labirinto seguem na busca por alimento. Até que começaram a receber comida e água magicamente. Assim eles se acostumaram com esse novo estilo de vida onde aparecia comida todos os dias no mesmo lugar, no entanto chegou um momento em que a fonte misteriosa de onde vinha a comida não funcionou mais. Há anos nesta situação de facilidade já não sabiam se conseguiriam sobreviver no mundo longe daquele espaço que conheciam. 

 

Passaram-se dias e nada do alimento e a fome só aumentava. Os dois ratinhos, vendo que não voltaria a aparecer comida, partiram para o labirinto em busca de outro local que tivesse comida. Os ratinhos acharam outro lugar com ainda mais alimentos enquanto os homens permaneceram ali inertes aguardando voltar a mágica que matava sua fome. Eles se conformaram e não tiveram coragem de fazer a mudança de ir em busca de algo melhor. 

 

O autor Spencer Johnson conseguiu de forma divertida, simples e didática mostrar o quanto o homem tem tendência a se acomodar e se prender a determinada fórmula ou meio. Ele nos mostra que podemos alcançar e chegar a lugares muito mais altos, se nos aventurarmos um pouco. 

 

Todos os dias você precisa se coragem, determinação e garra para seguir em frente entendendo que existem obstáculos, mas podem ser ultrapassados. Essa leitura traz à memória o mito da caverna, onde homens com medo da sombra morrem sem nem ao menos tentar mudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *