Quer empreender? “Comece pelo Porquê”

0
49CFB7AC-E0AB-49F8-9593-FB02BEE4EF5D

Steve Jobs e Marting Luther King têm algo em comum. Eles inspiram pessoas dando a elas um propósito, um destino. Simon Sinek, defende em seu livro “Comece pelo porquê”o forte senso de significado e importância que uma marca deve carregar. Ele apresenta o novo modo de empreender, liderar e ter sucesso usando seu senso interior:

“grandes líderes são aqueles que confiam em sua intuição” pág. 72. 


Com o passar dos anos o modo de oferecer um produto mudou, passamos da teoria hipodérmica; mensagens diretas que eram elaboradas acreditando que o cliente seguiria fielmente seu pedido. Para teoria do funcionalismo; em que o emissor estudava o alvo e oferecia o produto específico para o público.  Teoria da influência seletiva; acreditava que o meio onde a pessoa esta determina sua busca e aceitação e a teoria fluxo de comunicação de dois níveis; nela o cliente é influenciado pelas pessoas que ele admira e segue, os chamados influenciadores digitais. 

Simon defende que o cliente quer ter um relacionamento franco e de fidelidade com as empresas, só que para isso acontecer a instituição deve deixar claro seus valores e crença. Dessa forma ela irá atrair pessoas que acreditam e defendem seu propósito. A principal orientação do autor para aqueles que querem começar a empreender é buscar responder essas três perguntas: por quê? Como? E o quê? Com esse método ele afirma que você gerará uma rede de apoio forte, como  foi o caso da empresa Southwest Airlines que teve seus aviões sequestrados no atentado de 11 de setembro. Essa companhia teve que assumir muitas mortes devido o ocorrido e quase foram à falência, mas seus fiéis passageiros enviaram cheques e um deles tinha mil dólares  com um bilhete

“vocês têm sido tão bons comigo em todos esses anos que neste momento difícil eu quis agradecer ajudando vocês”pág. 42.

 

Você pode optar em vender, independente de quem seja o cliente. Mas dessa forma você entrará em uma competição por preço. Assim quem tiver o menor valor vence. No entanto esse jogo tende a ser menos prazeroso, pois você estará na dependência do mercado e ele pode não estar alinhado com seus custos. Já a empresa que decide vender para pessoas específicas que  acreditam e querem incentivar o seu trabalho receberá uma cumplicidade inimaginável.  O segredo não esta no preço do seu produto, o segredo esta no porquê você vende esse produto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *