Juliette se posiciona sobre falas xenofóbicas “pensamento raso, desinformado e maldoso”
Na noite desta terça-feira (6), o atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), fez uma declaração sobre o Nordeste durante sua transmissão ao vivo. Bolsonaro fez uma relação entre o analfabetismo e a vitória do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Juliette não gostou nadinha, pois a cantora reafirmou suas raízes e defendeu sua região durante toda a sua permanência no Big Brother Brasil.
O atual Presidente comentou sobre sua derrota no primeiro turno, dando ênfase ao Nordeste, estado em que obteve menos votos, e associou a vantagem de Lula ao analfabetismo do povo nordestino, tendo em vista que o mesmo venceu em 9 dos 10 estados com maior índice.
“Lula venceu em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses Estados. Outros dados econômicos, agora, também são inferiores na região, porque esses Estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT”, disse Bolsonaro.
Juliette que é nascida em Campina Grande, na Paraíba, fez questão de se pronunciar em seu Twitter sobre a declaração do Presidente.
Queria estar surpresa com as falas preconceituosas sobre o Nordeste, mas não estou. Nem com a pessoa, nem com a atitude. Esse é o reflexo de um pensamento raso, desinformado e maldoso.
Novidade? Nenhuma! Mas dia 30 a gente consegue retribuir numa linguagem bem clara ❤— Juliette (@juliette) October 6, 2022
Jair Bolsonaro (PL) enfrentará Lula (PT) durante o segundo turno das eleições, que ocorre no dia 30 de outubro. Lula venceu no primeiro turno com 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro ficou em segundo lugar com 43,2%. Segundo o TSE, Lula recebeu 12,9 milhões de votos só no Nordeste.
A derrota do atual Presidente chocou muitos de seus apoiadores, o que levou a cometerem crimes graves de xenofobia contra os nordestinos. De acordo com a lei Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997, art. 1°:Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
🚨 URGENTE: Bolsonaro acaba de chamar todo o Nordeste de analfabetos e diz que as altas taxas de analfabetismo são culpas do PT.
O Nordeste teve 7 das 10 notas 1000 do Enem 2022.#Eleicoes2022 pic.twitter.com/GaGxcUlkZL
— POPTime (@siteptbr) October 5, 2022
Ataques xenofóbicos ao Nordeste:
https://twitter.com/Rxdcu_/status/1576730220635168768?s=20&t=24dCll7x9B5PTUcZGORXsg
nordeste tá com saudade de passar fome pelo visto
— mathcosta (@taldocostaz) October 2, 2022
🔴DENÚNCIA
recebi por DM esse vídeo da vice-presidenta da OAB Mulher em Uberlândia dizendo que não vai mais "alimentar quem vive de migalhas", se referindo ao povo do nordeste
. pic.twitter.com/eLbmx7xXAA— Prints bolsonaristas (@printsminions) October 5, 2022
União em defesa do povo Nordestino:
o nordeste é a região que mais sofre xenofobia por parte da maioria dos brasileiros e mesmo assim é a região que mais pensa no bem coletivo desta nação. realmente os nordestinos tem muito a ensinar para todo o Brasil
— kaick | 꽃 •.| VAMPIRE out now (@taylorosies) October 3, 2022
7 entre as 10 notas 1000 do ENEM deste ano em redação vieram do nordeste.
Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Josué Montello. Só pra citar poucos entre os grandes nordestinos das letras.
Mas letrado mesmo é o miliciano. Que fase!
— ElianA Alves Cruz (@cruz_elianalves) October 6, 2022
Presidente, respeite os nordestinos! Somos um povo trabalhador e inteligente. E grato. Seu comportamento intolerante e desrespeitoso com o Nordeste não nos faz baixar a cabeça. Pelo contrário. Só aumenta nossa força para lutar e voltar a ser feliz de novo. pic.twitter.com/3Ek9IqZsHv
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) October 6, 2022
RESPEITA O NORDESTE!
— Pabllo Vittar (@pabllovittar) October 6, 2022