Regata celebra a Baía de Guanabara – Ratier 2022
Aconteceu no último sábado, 22 de outubro, a IX Regata Ratier (Bunker francês, construído na Ilha da Laje, 1555), prova tradicional, na Baía de Guanabara, organizada pelo Clube Carioca de Canoagem. O percurso é de 5Km, largando da Praia da Urca e fazendo seu trajeto em torno de locais importantes da baía: o Forte Tamandaré da Laje (O bunker francês se tornou um forte português, em 1690.) e a estátua de São Pedro.
O primeiro é um monumento natural e histórico. A laje de pedra que fica na entrada da baía e onde cresce a famosa besta, onda gigante que se forma durante algumas ressacas e é surfada por surfistas famosos, levados por jet skis. Além disso, é lá que fica o Forte da Laje, ou o que ainda resta dele.
Já a estátua de São Pedro marca a importância da Baía de Guanabara, especificamente nesse trecho da Urca, para a vida de uma parte da população carioca, os pescadores, cultural e economicamente. Ela pode ser vista e apreciada da Mureta da Urca, desde 1959.
A Ratier abriu inscrições para 74 categorias e coloriu a entrada da baía com a intenção, como escrito pelos organizadores no Aviso de Prova, além da confraternização e de buscar chamar atenção para a preservação do patrimônio natural e histórico da Baía de Guanabara, tendo o Forte da Laje (Ratier) como símbolo, celebramos a maior conscientização das pessoas para a prática de atividades ao ar livre devido a tudo que foi vivenciado durante a pandemia de COVID-19.