Descubra os segredos da Linguagem Corporal
“Um gesto é como uma palavra – pode ter vários significados diferente”
Allan e Barbara Pease
Albert Mehrabian, na década de 1950, apurou em sua pesquisa pioneira na linguagem corporal que a fixação na comunicação interpessoal é dividida em 55% não verbal, 38% vocal e 7% somente palavras. Isso tem uma razão, o visual e gestual estimula a imaginação causando uma maior interatividade.
Allan e Barbara Pease dão poder às pessoas comuns para se desenvolverem na leitura da comunicação não verbal. Por meio de análises e técnicas ensinadas no livro “Desenvolvendo os segredos da Linguagem Corporal” eles ensinam que o segredo está em captar o estado emocional da pessoa, escutando o que ela diz e observando seus gestos. O mentiroso pode dissimular gestos e falas por pouco, porque logo depois gera incoerência. Para diferenciar uma pessoa sincera de uma mentirosa, basta distinguir os gestos verdadeiros dos falsos e a dica para estudar essa área são os locais onde as pessoas se encontram e interagem, como aeroportos e cafés. Segundo Allan, cinco minutos por dia para se dedicar a essa arte de ler as pessoas é o suficiente para se ter algum resultado.
Para ter uma melhor precisão em sua leitura os autores afirmam que é necessária a junção de três aspectos:
- Leia os gestos em grupos; para uma interpretação é preciso ter no mínimo três gestos para dar mais veracidade a uma informação.
- Fique de olho na coerência verbal e não verbal; os gestos devem ser afirmação da fala.
- Leve em conta o contexto onde tudo está sendo executado; o que rodeia define o sentido do gesto.
A Comunicação não verbal é um conjunto de coisas que criam a imagem final. A Roupa, as palavras usadas, o modo de se portar, como se posicionar em um ambiente, suas escolhas, seu olhar, tudo faz parte de uma visão e percepção geral de uma pessoa. Já ouviu aquela frase: a primeira impressão é a que conta? Pois bem, ela faz muito sentido.
O que acha de desenvolver uma linguagem corporal mais atraente? Allan e Barbara pensando nisso trouxeram seis dicas infalíveis:
- Sorria mais, isso passa maior simpatia e apreço;
- Descruze os braços, pernas e gesticule as mãos ao falar;
- Acene a cabeça em forma de concordância três vezes ao longo de uma conversa e incline-a ao ouvir;
- Mantenha contato visual ao conversar;
- Incline- se ao ouvir e mantenha postura ereta ao falar;
- Espelhe sutilmente a linguagem corporal do outro ao conversarem de forma a demonstrar o quão interessante está sendo.
Linguagem corporal é prática, leia sobre, converse, estude os gestos dos outros e divirta-se. Quanto mais observador for, maior será sua percepção.