Pop Rio, Pop Folia – Resumo da semana

Transmissão das finais de samba na Globo, novo enredo da Unidos da Tijuca, a volta das disputas de samba e a morte de Edeor de Paula são os destaques carnavalescos da última semana.

A partir desta semana, iremos compartilhar a vocês, fiéis internautas do site da Rádio Pop Rio e apaixonados por carnaval, tudo o que está acontecendo em torno da maior festa popular da cidade do Rio de Janeiro. Sabemos que não vai rolar a festa em fevereiro. Momo e seus súditos aguardam pela vacina para botar o bloco na rua e a escola na avenida.

Até isso acontecer, o mundo do samba não pode parar ou ficar deitado em berço esplêndido. Sempre há muitas coisas acontecendo em torno da festa. Por isso, você verá abaixo as principais notícias carnavalescas da última semana:

Finais de Samba na Globo?

Final de samba na quadra da Beija-Flor, em 2019.

As escolas de samba do Grupo Especial e a Liga que as gerencia (LIESA) estão articulando junto a Rede Globo, para que emissora possa fazer a transmissão das finais de samba das 12 escolas que compõe o Grupo Especial, visando o próximo carnaval, ainda sem data definida. A ideia veio do dirigente da Beija-Flor de Nilópolis, Gabriel David.

Algumas fontes indicam que o Grupo Globo teria aprovado essa proposta, ficando a acertar em que plataforma essas finais de samba seriam transmitidas (em algum canal fechado da empresa ou via GloboPlay) e também as datas de realização dessas finais. Tanto a Globo, que é quem detém os direitos de transmissão dos desfiles até 2026, quanto a LIESA trabalham com o prazo de realização desses eventos entre novembro deste ano e janeiro de 2021.

Tuiuti voltará a fazer disputa de samba

Logo do enredo do Paraíso do Tuiuti para o próximo carnaval.

Aproveitando essa possibilidade de ter a disputa de samba transmitida para todo o país, a Paraíso do Tuiuti decidiu adotar esse modelo para escolher o samba-enredo que contará o enredo “Soltando os Bichos”, do carnavalesco Paulo Barros. Nos três últimos anos, a escola de São Cristóvão optou por encomendar seu samba a um grupo de compositores escolhidos. Essa receita rendeu excelentes obras como a de 2018, que ajudou a escola emergente a alcançar o vice-campeonato naquele ano.

Os compositores terão até o dia 06 de novembro para entregar a obra pronta para a disputa.

A lenda do guaraná é o enredo da Tijuca

Logo do enredo da Unidos da Tijuca para o próximo carnaval.

Depois de quase três meses sem um novo enredo para o próximo carnaval, a Unidos da Tijuca divulgou na última quinta-feira, 1º de outubro, o enredo “Waranã – A Reexistência Vermelha”, de autoria do carnavalesco Jack Vasconcelos.

O enredo é baseado na Lenda Indígena do Guaraná, uma das mais famosas narrativas do Amazonas. Com esse enredo, a escola ainda pretende fazer uma crítica ao desmatamento e queimadas nos biomas brasileiros, além de exaltar a cultura e a resistência dos primeiros habitantes do Brasil. O último enredo totalmente indígena feito na escola do Borel foi em 1999, o clássico “Donos da Terra”, assinado pelo saudoso carnavalesco Oswaldo Jardim, desfile esse sendo campeão do grupo de acesso daquele ano, considerado até melhor que muito desfile do Especial.

A Tijuca também fará disputa de samba, em que os compositores poderão se reunir com o carnavalesco em várias datas desse mês de outubro para tirar dúvidas sobre o enredo. A data para entregar os sambas é o dia 03 de novembro, entre 18h às 21h.

Morre autor do samba “Os Sertões”

Edeor de Paula, compositor do samba “Os Sertões” da Em Cima da Hora, de 1976.

Também na última quinta-feira, 1º de outubro, faleceu o compositor Edeor de Paula, aos 87 anos. A causa da morte não foi informada pelos familiares.

É de autoria dele um dos maiores sambas-enredo da história do carnaval carioca: Os Sertões, cantado pela Em Cima da Hora, pela primeira vez, no carnaval de 1976, baseado no livro de mesmo nome, de Euclides da Cunha                                                                             

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*